terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Era Mesozóica

A era Mesozóica inclui três grandes períodos :




Há milhões de anos durante o planeta era muito diferente do que conhecemos hoje. A terra, o mar e o céu eram habitados por animais e plantas extintas, a forma dos continentes era diferente, e nem mesmo as calotas polares existiram durante toda a era. Esse mundo era o lar dos ancestrais de vários dos seres vivos que vemos à nossa volta atualmente. Hoje, graças a paleontologia, (ciência que estuda a vida antiga na terra) podemos recriar todo esse fantástico mundo Mesozóico.

Durante a maior parte da era Mesozóica os mamíferos eram animais pequenos do porte de coelhos e ratos, que só se tornaram dominantes depois da extinção dos dinossauros. Os sapos e crocodilos evoluíram durante o período Triássico, assim como tartarugas e cágados. Os primeiros lagartos conhecidos são os do período Jurássico, e o primeiro pássaro, o Archaepteryx, apereceu no final deste período. As cobras passaram a existir durante o Cretáceo. Além disso, os dinossauros compartilharam o mundo com muitas outras criaturas hoje extintas.


Répteis Marinhos: Dos répteis marinhos, os ictiossauros eram os mais bem adaptados à vida no mar. Eles eram muito parecidos com os golfinhos, apesar de serem répteis. Tinham focinhos longos e pontudos cheios de dentes afiados, nadadeiras para manobras e uma grande nadadeira dorsal, formada possivelmente por cartilagem. Os ictissauros não conseguiam sair da água para pôr ovos, então davam à luz filhotes vivos dentro da água mesmo. Alimentavam-se de peixes, lulas e moluscos. Com exceção das tartarugas, todos os répteis marinhos foram extintos no Cretáceo.










Répteis Voadores: Esses répteis mais conhecidos como pterossauros,
dominaram o céu Mesozóico. Surgiram na última parte do Triássico e viveram até o final do Cretáceo.Ao contrário do que se pensa, muitos, eram pequenos do tamanho de corvos, mas assim como os dinossauros, existiam também os enormes. O maior de todos os animais voadores foi o Pterossauro. Alguns tinham uma envergadura de cerca de 11 metros! Esses animais viveram ao redor de rios, lagos e mares rasos. A maioria deles alimentavam-se de insetos, peixes e outros animais pequenos.











Vida Vegetal: Durante a maior parte de era Mesozóica, plantas como as samambaias e as cicadáceas constituíram a maioria da vegetação rasteira. Foram provavelmente uma fonte de alimento dos dinossauros herbívoros. As florestas de árvores perenes e samambaias aéreas deram abrigo a muitas espécies de animais.

Um comentário: