quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Subdividindo os Períodos: Triássico

Em 1834 Friedrich August von Alberti reconheceu três formações distintas no sul da Alemanha, que ele agrupou em um só período, o Triássico.
Sabe-se que o Triássico durou cerca de 250 a 213 milhões de anos atrás.

Durante este período os continentes ainda eram unidos, o que conhecemos como Pangea. Esta se dividia em norte (Laurasia) e sul (Gondwana) pelo mar Thetys, e ao redor do supercontinente encontrava-se o oceano Panthalassa.


A biosfera do Triássico era composta em grande parte de invertebrados, como os moluscos e quinodermos que já eram comuns no Paleozóico e continuaram na Era Mesozóica. Os cnidários que surgiram no triássico substituindo os antigos corais paleozóicos se tornaram comuns nos mares, e ainda muitos artrópodes evoluíram em terra.


Outra parte da biosfera era constituída de vertebrados como os arcossauros (répteis soberanos). Esse grupo incluía no passado; crocodilianos, aves, pterossauros e dinossauros. Eles se dividem em dois subgrupos; o Crurotarsi, que inclui todos os arcossauros mais próximos dos crocodilos, e Ornithodira, que inclui todos os arcossauros mais próximos dos dinossauros (e, portanto também das aves).


Dentre os répteis marinhos primitivos os Notossauros eram os mais comuns no Triássico, mas seriam substituídos por répteis marinhos mais desenvolvidos do mesozóico.





Na Argentina um novo grupo de animais começou a evoluir; os dinossauros. O final do período Triássico entende-se como o início da Era dos Dinossauros.


O Eoraptor é um dos dinossauros mais primitivos já descobertos. Ele foi encontrado apenas em 1993. Era um animal pequeno, com 1 metro de comprimento, pesando até 10 kg; carnívoro e bípede. Tinha dentes afiados como navalha e longas garras, as quais utilizava para caçar pequenos animais.







O Eoraptor possuia características de um dinossauro, como a modificação nos tornozelos e nas pernas trazeiras que o deixa andar com as pernas sob o corpo, mas ele não possuía outras características como as estruturas do crânio e do pulso. Esses fatos indicam que o Eoraptor na verdade era o animal em transição, entre répteis primitivos e dinossauros.

Neste período; do Triássico tardio, os dinossauros mais abundantes são conhecidos como Prossaurópodes. O Plateosauro cujo o nome significa estranhamente "lagarto plano", era o maior deles, chegando até 8 metros de comprimento e 3 metros de altura.


Este foi um dos primeiros dinossauros herbívoros encontrados. Os Plateossauros e seus parentes, embora tenha caminhado com as quatro pernas, as vezes agiam como bípedes, este normalmente ficava de pé. Foram os primeiros a não se alimentar exclusivamente de plantas rasteiras, pois acredita-se que podia erguer-se para se alimentar da vegetação mais alta.

Fósseis desse animal foram encontrados na Alemanha, França, Suiça e Groelândia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário